O 11 DE SETEMBRO E A AMÉRICA


Após assistir a várias reportagens sobre o 11 de setembro que passaram na tv americana relembrando o atentado e homenageando as vítimas do dia mais sombrio da história dos EUA, chego à conclusão que o dia 11/09 está se transformando num ícone da tristeza e da tragédia americanas, compiladas em tantos acontecimentos sangrentos, como sangrenta tem sido a história dessa nação que, paradoxalmente ao seu ideal de formação, inflige ao seu povo momentos de dilaceração de cada membro que o forma.
Os Estados Unidos da América mostram ao mundo, a cada dia, que são um país unido em muitos aspectos, mas que devido à tão apregoada liberdade, fundamento de seu nascimento como nação, vem sofrendo revezes cíclicos ao longo de sua história recente. O crescimento heterogêneo de sua população devido à imensa imigração tem levado a sociedade americana a uma diversidade de idéias, atitudes e posturas para com o povo que tem formado essa grande nação.
É o que acontece agora com o sentimento de insegurança que abate os americanos. Tanto em questões de segurança interna, quanto externa, o povo americano se tornou refém de seus próprios medos. Não se entra mais nos Estados Unidos sem expressa permissão de seu serviço máximo de segurança, que é o Departamento de Defesa, via instrumentos de controle de documentos e papéis que verificam a condição de cada indivíduo e deixam claro que na terra do Tio Sam só tem direito à entrada quem lhe for bem-vindo.
Já faz um tempinho que a América deixou de ser a maior nação do mundo. O ponto de vista é puramente ideológico para essa afirmação. Os líderes que se revezam na tentativa de mostrar ao país e ao mundo a hegemonia dos norte-americanos já não conseguem ostentar para a sociedade como um todo o escudo da segurança social, política e econômica que poderia manter o país na vanguarda da luta pela liberdade e da democracia.
Portanto, mais um 11 de setembro passará a ser página na história do povo que está sendo objeto da abjeção mundial em virtude de sua própria arrogância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCOMPETÊNCIA GLOBAL

SUA SANTIDADE?

RIO: PERIFERIA DA SEGURANÇA