A CONSCIÊNCIA DO BRASIL MESTIÇO




No dia da Consciência Negra, o Brasil precisa refletir sobre si mesmo.O Brasil tem 508 anos de idade. O povo brasileiro tem menos que isso, mas é como se já fosse um povo milenar, a exemplo dos povos da Europa, Ásia e África. É um povo alegre que só quer ser feliz, não se preocupa muito com as grandes questões do planeta, como o aquecimento global, a pobreza e a violência, entre outros. Felizmente ou infelizmente. O que poderia ser um assunto mais sério para os brasileiros, tem passado muito ao largo e somente agora, nos últimos tempos, por conta dos sinais de que o planeta poderá passar por dificuldades sociais, físicas e econômicas, é que os brasileiros estão despertando para estas questões globais.
Os brasileiros se formaram ao longo de quase 500 anos de história, com a presença da força do índio, nativo da terra, do negro, nativo da África, mas que foi trazido para cá por força de interesses econômicos e do branco, que chegou a esta terra como uma outra força se revelou dominadora das outras duas etnias, tão importantes para o nascimento do povo do Brasil.
Até aí, tudo bem.Entretanto, há algumas coisas para as quais o povo brasileiro precisa atentar. Uma delas é a sua origem e a importância que ele, o povo, tem no contexto do país onde vive. Nós brasileiros somos um povo acima de tudo mestiço, tendo em sua totalidade quase a metade de sua gente formada por pessoas de cor, cor essa que é a marca de um povo sofrido, pela força da escravidão já há mais de um século abolida e da injustiça social que ainda existe até os dias de hoje. Não é só a escravidão dos negros que precisou ser combatida, nem o extermínio dos índios, que se recusaram a se deixar escravizarem pelos mesmos brancos que vieram explorar a terra brasileira. Também a desigualdade de oportunidades é um mal que ainda perdura e precisa ser vencido e para isso é necessário que o povo brasileiro, mestiço, avance na estrada da sociedade através da educação e do trabalho. É preciso que os governantes deste País enxerguem como a situação do próprio povo está indo de mal a pior. Ao Brasil falta um pouco de consciência crítica para enxergar o caminho das pedras num túnel que oferece uma luz lá no fundo. A valorização do povo do Brasil passa pela valorização daquilo que faz um povo ter orgulho de ser o que é através da educação, trabalho e justiça social a caminho do desenvolvimento.
VIVA A CONSCIÊNCIA BRASILEIRA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCOMPETÊNCIA GLOBAL

SUA SANTIDADE?

RIO: PERIFERIA DA SEGURANÇA