É HORA DE VOLTAR


Centenas de milhares de imigrantes nos países desenvolvidos estão começando a retornar as suas terras de origem devido à crise econômica mundial que parece estar minando seus sonhos de construir uma nova vida em solo estrangeiro. A globalização, tão propalada nos últimos tempos, tem sido responsável pela dificuldade dos cidadãos dos países que recebem os imigrantes, em encontrar empregos e até os governos nacionais estão incentivando o retorno dos estrangeiros mediante o oferecimento de quantias e pasagem grátis.
Há casos concretos de muitos dekasseguis que já voltaram do Japão para o Brasil devido à falta de trabalho causado pela crise que reduziu a oferta de serviço nas fábricas japonesas. Uma das conseqüencias dessa tendência é que os imigrantes deixam de remeter dinheiro aos seus parentes nos países de origem e ao mesmo tempo deixam de contribuir para a economia do país.
Populações inteiras de imigrantes que sustentaram o desenvolvimento de países da região do Golfo Pérsico estão tendo que voltar para lugares como a Índia, Pakistão e Bangladesh, países que durante muito tempo viram seus trabalhadores abandonarem a pobreza para tentarem um lugar ao sol em meio a culturas diferentes.
Várias gerações de mexicanos deixaram suas famílias para tentarem e até conseguiram se tranplantarem para a terra do Tio Sam e com isso mantém, através de remessas finaceiras, seus parentes que no México ficaram. Um grande número de europeus orientais se deslocaram para a Europa Ocidental, sobretudo Inglaterra, Alemanha e França, em busca de trabalho, mas agora estão sentindo o peso da crise no bolso.
Novos tempos (e difíceis) prenunciam mudanças de atitudes globais que influenciam os grandes movimentos populacionais através da história da humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCOMPETÊNCIA GLOBAL

SUA SANTIDADE?

RIO: PERIFERIA DA SEGURANÇA