O PAPA NA ÁFRICA

Além da terrível incidência de mortes por AIDS, outras questões que abalam a sociedade africana são a corrupção, a pobreza, conflitos e doenças que contribuem para a degenaração das polulações.
Um outro fator que pode ter levado o Papa a África é o fato de lá o catolicismo ter sua essência baseada numa visão tradicional de aspectos da sociedade moderna, inclusive no que se refere as questões polêmicas como homosexualismo, aborto e contracepção. Segundo o Papa, uma das maneiras mais eficazes de se controlar a propagação da AIDS seria através da abstinência sexual e fidelidade no casamento".
O fato de muitas sociedades africanas ainda se apresentarem em estágio tribal põe em cheque a autoridade universal da Igreja devido à proximidade entre seus membros e os grupos sociais. O próprio celibato deverá ser reforçado como forma de combater o poligamia tribal que muitos sacerdotes costumam praticar no seio das sociedades africanas.
Por fim, a visita do Papa à África resume-se também na tentativa de resgatar para o caminho do desenvolvimento uma parcela da sociedade que caiu vítima da corrupção, da luta pelo poder e anda perdendo seus valores morais e culturais a cada dia nesse antigo continente.
Comentários