O PAPA NA ÁFRICA

O Papa Bento XVI está, pela primeira vez , na África. Ele foi lá para reforçar as doutrinas da fé católica que, num continente tão vasto, sofre a concorrência de outras religiões, particularmente o Islamismo e o Protestantismo. Logo de início, mesmo antes de tocar em solo africano, ele já criou polêmica ao dizer que "não é com camisinha que vai se resolver o problema da AIDS na África".Essa declaração deixou muita gente, pelo mundo afora, aborrecido, pois revela a visão pouco conciliadora da Igreja católica com a luta da sociedade contra a enfermidade que mais mata no continente. São 22 milhões de contaminados vivendo na região sub-saariana. 2/3 das mortes por AIDS no mundo todo são somente nessa região. Portanto caberia ao pontífice da Igreja Católica rever seus conceitos, sobretudo como mensageiro de uma das principais religiões do mundo que valorizam a vida como dádiva de Deus.
Além da terrível incidência de mortes por AIDS, outras questões que abalam a sociedade africana são a corrupção, a pobreza, conflitos e doenças que contribuem para a degenaração das polulações.
Um outro fator que pode ter levado o Papa a África é o fato de lá o catolicismo ter sua essência baseada numa visão tradicional de aspectos da sociedade moderna, inclusive no que se refere as questões polêmicas como homosexualismo, aborto e contracepção. Segundo o Papa, uma das maneiras mais eficazes de se controlar a propagação da AIDS seria através da abstinência sexual e fidelidade no casamento".
O fato de muitas sociedades africanas ainda se apresentarem em estágio tribal põe em cheque a autoridade universal da Igreja devido à proximidade entre seus membros e os grupos sociais. O próprio celibato deverá ser reforçado como forma de combater o poligamia tribal que muitos sacerdotes costumam praticar no seio das sociedades africanas.
Por fim, a visita do Papa à África resume-se também na tentativa de resgatar para o caminho do desenvolvimento uma parcela da sociedade que caiu vítima da corrupção, da luta pelo poder e anda perdendo seus valores morais e culturais a cada dia nesse antigo continente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INCOMPETÊNCIA GLOBAL

SUA SANTIDADE?

RIO: PERIFERIA DA SEGURANÇA