RECICLAGEM DA GUERRA


Os EUA não se cansam de se preparar para a guerra. O país que tem na sua histótia um rastro de sangue que conduziu à liberdade e à democracia, está vivendo seus "dias de cão", com o seu líder colocado entre a cruz e a espada, tendo que decidir rapidamente se manda mais algumas dezenas de milhares de soldados para o campo de batalha no Afeganistão, contra um inimigo que lentamente vai minando sua forças: o Talibã. E não por menos, a América tem em seu próprio solo sinais da ira de fanáticos pela morte como forma de libertação, num inverso da luta pela liberdade, só que a custa de vidas que se perdem em ataques com objetivo de mostrar para o mundo a sua insatisfação com a mania americana de se intrometer em toda e qualquer querela nos quatro cantos do mundo. Foi assim em 11 de setembro de 2001. Osama Bin Laden deixou seu nome gravado na memória do mundo do capitalismo e da arrogância com os escombros que sobraram do que foi o símbolo do domínio econômico dos últimos 100 anos.
As Torres Gêmeas vieram abaixo trazendo consigo a hegemonia política, econômica e ideológica que marcaram o século XX.
Mas como a fênix, que sempre resurge das cinzas, surge das estruturas de aço das torres uma embarcação criada com o fim de simbolizar o renascimento da luta pela liberdade, mas que no fundo será mais uma parte da frota marítima que estará em marcha contra o terrorismo. O novo navio de guerra construído com o aço das Torres Gêmeas foi apresentado ao mundo, entrando pelo porto de Nova York, sendo recebido com honra simbólica pela Estatua da Liberdade, no que não poderia ser senão um sinal da "incansável luta em prol da paz(?)".
Mais do que ostentar força e poder, os EUA deveriam, sim, cuidar mais da segurança de seus filhos em casa, ao invés de mandá-los a uma terra estranha, inóspita, para morrerem sem causa.

Comentários

Edwaldo Generozo disse…
Infelizmente, os Estados Unidos continuam a acreditar que a guerra é a única forma de levar democracia a todos os cantos do mundo. Irônico, não?

Postagens mais visitadas deste blog

INCOMPETÊNCIA GLOBAL

SUA SANTIDADE?

RIO: PERIFERIA DA SEGURANÇA